Tema Museu.io organiza o espaço digital de museus, centro culturais, galerias, exposições, acervos, coleções entre outros.

Com desenho extremamente refinado e experiência equilibrada no computador e no celular, o Tema Museu.io é uma ferramenta poderosa para potencializar a comunicação e interação de instituições sócio-culturais, seus espaços e seus acervos com a sociedade.

Design

O Tema Museu.io foi projetado para proporcionar uma experiência análoga em diferentes dispositivos — não apenas apresentar um conteúdo em diferentes formatos. Sua responsividade é tratada de forma minuciosa para garantir a difícil tarefa de manter a mesma hierarquia de informações em diferentes telas.

Sua estrutura e todos os seus componentes foram pensados para manter um refinamento visual seja qual for o conteúdo a ser exposto. Alinhamentos, espaçamentos, tipografia, foram projetadas para garantir um alto padrão visual sem perder a liberdade e flexibilidade gráfica na formatação das páginas.

Personalização

O tema pode ser adaptado a diferentes linguagens visuais, criando sites distintos em estrutura e identidade visual, mas todos seguindo os mesmos preceitos técnicos de design.

Acervo

Repositórios online são cada vez mais presentes na internet. A extroversão do patrimônio sóciocultural é uma realidade e se aplica não apenas a obras artísticas, mas a documentos, mídias, patrimônio imaterial, entre outros.Organizar uma coleção em um repositório online é um primeiro passo para tornar esse conteúdo acessível à sociedade.

Tainacan

O Tainacan é um software livre, desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência de Redes da Universidade de Brasília — com apoio da Universidade Federal de Goiás, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e do Instituto Brasileiro de Museus —, para criação de repositórios de acervos digitais em WordPress.

A integração com a plataforma de repositórios Tainacan é parte central do Tema Museu.io, permitindo a museus e instituições culturais apresentarem seus acervos e coleções em um mesmo ambiente refinado, com identidade gráfica e navegação integradas.

O Tainacan dentro do Tema Museu.io possui desenho refinado e integrado ao design geral do tema.

Exposições

Nós acreditamos que o site de uma instituição sóciocultural é mais que um conjunto de informações sobre a instituição e seus espaços físicos de visitação. O site de um museu é a instância digital do museu e, sendo assim, este espaço precisa se portar como o museu em si. Precisa estar apto a oferecer experiências análogas e/ou complementares às oferecidas nos seus espaços físicos e, se possível, promover a conexão dos seus espaços material e imaterial.

O Tema Museu.io é concebido a partir do conceito da natureza do espaço como colocado por teóricos como Milton Santos, Manuel Castells, entre outros, para os quais o espaço é constituído e entendido em sua integralidade, tanto por sua porção material, quanto pela imaterial.
Milton Santos entendia que a configuração do espaço é dada pelo conjunto dos elementos fixos, fixados ao solo, que permitem ações que os modifiquem, e dos fluxos, resultado destas ações, que atravessam e se instalam nos fixos. Fixos e fluxos, interagindo, expressam, para ele, a realidade geográfica. (SANTOS, 1996, p. 62).

Já Castells entende o espaço híbrido como um espaço único e organizado em fluxos de comunicação eletrônica e sistemas de transporte rápido que ligam os lugares físicos numa verdadeira rede. “[A] articulação entre o real e o virtual, o físico e o simbólico está cada vez mais desenvolvendo novos híbridos culturais que geram a renovação da comunicação cultural no mundo, utilizando novas formas de tecnologia de informação e comunicação” (CASTELLS, 2011, p8).

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. 4a ed. — São Paulo: Hucitec, 1996 (1a ed. 1978).

CASTELLS, Manuel. Museus na era da informação: conectores culturais de tempo e espaço em: MUSAS – Revista Brasileira de Museus e Museologia, n.5, 2011. Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 2011.

O Tema Museu.io permite diferentes formas de trabalhar uma exposição ou coleção no seu espaço digital, desde a sua promoção antes de uma visita, passando por interações realizadas durante a visita e culminando no registro histórico daquele evento..

Promoção e registro das exposições

Área para cadastro de exposições, informações de serviço, vídeos, entre outros. A mesma página pode ser utilizada como material promocional — antes e durante a exposição — e como registro histórico ou catalográfico.

Exposições Online

O tema também possui área para o cadastro de exposições online em forma de narrativas expositivas. Com o Tainacan ativo, é possível integrar o acervo às exposições online.

Narrativas híbridas (em breve)

Aplicação Web para ser utilizada no espaço físico de uma exposição que, através de inteligência artificial, identifica a obra e fornece ao visitante sua ficha técnica, recortes curatoriais, links relacionados, etc.

Eventos

O Tema Museu.io possui uma área específica para o cadastro e publicação de eventos com visualização em lista e em calendário. Ideal para palestras, cursos, workshops, encontros e outras atividades.

A gestão de eventos é realizada através do plugin The events calendar que também está visualmente integrado à estrutura e aos parâmetros gráficos do Tema Museu.io.

Outros recursos

O Tema Museu.io ainda conta com diversos outros recursos para proporcionar uma jornada completa do visitante pelo site.